O que fazer em Bombinhas - SC

Presenteada por exuberantes belezas naturais, Bombinhas é composta por 39 praias com características que variam desde baías com águas calmas, praias com mar agitado, e outras desertas, com acesso apenas por trilhas ou pelo mar. Localizada a 70km da capital Florianópolis, também está próxima das cidades de Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema e Porto Belo, e do aeroporto de Navegantes, e faz parte da Região Turística Costa Verde & Mar.

Praia de Bombinhas

É a praia que dá nome a cidade e que concentra grande quantidade de comércio e serviços. De águas tranquilas e cristalinas, é uma das praias mais procuradas e muito frequentada por famílias com crianças. Durante o verão possui estrutura de quiosques, aluguel de equipamentos como cadeiras, caiaques, pranchas, entre outros.

Praia de Quatro Ilhas

Das areias dessa praia você avistará quatro ilhas, como o próprio nome já sugere: Galés, Deserta, Arvoredo e Macuco. A praia de Quatro Ilhas é perfeita tanto para quem quer tranquilidade, quanto para quem procura uma praia com uma bela formação de ondas. O costão esquerdo é mais calmo, com menos ondas e maior movimento de famílias, já o costão direito possui ondas perfeitas para prática de esportes aquáticos como o surfe.

Praia da Sepultura

Um dos atrativos mais procurados da região, a Praia da Sepultura, em Bombinhas, é uma excelente opção para o mergulho livre. Suas águas límpidas e sem ondas atraem pessoas de todas as idades, que passam o dia mergulhando e observando os peixes coloridos que vivem por lá.

Praia de Mariscal

Mariscal é uma ótima opção para quem busca mais espaço na areia. O nome faz alusão à grande quantidade de mariscos encontrada nos costões da Praia, que possui águas cristalinas e areias brancas e finas, à base de cristais de quartzo. Suas ondas de médio porte (2 a 6 pés) atraem muitos surfistas.

Praia da Lagoinha

Prainha, Embrulho e Lagoinha são três pequenas praias, uma ao lado da outra, localizadas no costão direito da Praia de Bombinhas. A Lagoinha é uma praia de águas rasas e transparentes: ideal para a prática do mergulho livre (apnéia ou com snorkel). São várias piscinas naturais entre grandes pedras à beira-mar, que atraem diversas espécies de peixes e tartarugas, possíveis de serem avistadas mesmo sem entrar na água. Mas é difícil resistir ao mergulho em suas águas claras e sem ondas.

Praia do Retiro dos Padres ou Ingleses

A Praia do Retiro dos Padres era chamada de Praia dos Ingleses por ter abrigado um navio inglês avariado, durante o século XIX. Em 1967, foi comprada por padres católicos, que construíram ali uma casa para retiros espirituais (hoje área de camping), ganhando assim o nome atual. Com aproximadamente 260m de faixa de areia, a Praia é rodeada por uma exuberante Mata Atlântica, cercada por morros e recheada de pedras em toda sua extensão.

Mirante Morro do Macaco

Acesso pelo Pórtico de Entrada localizado na Rua Jequitibá, próximo ao trapiche da Praia de Canto Grande - Mar de Dentro. Apresenta grau de dificuldade médio, com percurso de cerca de 1.800 metros de extensão (ida e volta) e tempo mínimo de 1h30. Atualmente alguns trechos da trilha encontram-se bastante degradados em decorrência dos processos erosivos, havendo pontos de maior dificuldade para a circulação de pedestres e áreas isoladas para recuperação.

Mirante Eco 360º

O Eco 360° fica na estrada que leva à Praia da Tainha (o acesso de carro é pela praia da Conceição, exigindo atenção nos dias de chuva). Na base do Eco 360º há um museu, com exemplares de várias espécies da fauna local empalhadas, além de objetos dos naufrágios que ocorreram na região. Para chegar ao mirante é necessário percorrer uma trilha de cerca de 10 minutos.